UPAE/IMIP de Petrolina realizou uma ação contra as arboviroses, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta quinta-feira (16), uma ação contra as arboviroses, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A iniciativa – que contou com o apoio da Segurança do Trabalho, Supervisão Operacional, Manutenção e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – teve como base a conscientização através da informação e do lúdico.

“Distribuímos panfletos, cartazes, conversamos com profissionais, usuários e tivemos a participação de um colaborador nosso fantasiado de mosquito para que as pessoas consigam identificar em suas casas o agente transmissor”, esclarece a técnica em segurança do trabalho, Monaliza Carvalho.

De acordo com a coordenadora médica da Unidade, Bruna Spíndola, a campanha veio em boa hora. “Nós temos percebido um aumento no número de pacientes que têm chegado à UPA 24h com sintomas típicos das arboviroses, e não há forma de prevenção melhor do que educação em saúde”, garante.

Dados

No final do mês de abril o governo do estado divulgou o 2º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) que apontou: Dos 184 municípios pernambucanos, 74 estavam em risco de apresentar surto de  dengue, zika e chikungunya. Até a data, o estado já havia confirmado 1.563 casos de dengue, outros 50 de chikungunya e 17 de zika. Também foram notificadas 21 mortes por arboviroses, mas sem confirmação.

Sintomas

Os sintomas das arboviroses variam muito, já que sua única característica em comum é o fato de serem transmitidas pelo mosquito. No entanto, dentro das subclassificações das arboviroses, algumas costumam ter sintomas semelhantes, como a Zika vírus e a febre chikungunya: Febre; Dor de cabeça; Mal-estar; Dor nas articulações; Manchas vermelhas e erupções na pele; Náuseas e vômito.

Diagnóstico

Durante o atendimento, o médico fará um exame físico/clínico para ver se os sintomas se relacionam mesmo às arboviroses e pedirá os exames laboratoriais conforme necessidade.

Tratamento

Não existem tratamentos específicos contra os vírus das arboviroses. No máximo o médico pode indicar medicamentos para tratar os sintomas. Geralmente, pede-se para o paciente evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem aumentar o risco de sangramentos.

Prevenção

A melhor forma de evitar essas doenças é evitando o contato com o seu transmissor. Existem dois tipos de atitude importantes para evitá-lo: prevenir a picada e impedi-lo de se reproduzir.

Por: Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação – UAPE/IMIP