Prefeitura de Petrolina destaca a importância do teste do pezinho em recém-nascidos

O Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado no país em 6 de junho. O objetivo da data é lembrar a importância da triagem neonatal e em Petrolina, a prefeitura disponibiliza o teste do pezinho, de forma gratuita, em dois locais: Unidade de Saúde Roza Maria Ribeiro, no bairro Gercino Coelho, e na Unidade de Saúde de Izacolândia, zona rural do município.

O exame é feito todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h da manhã, e é considerado um dos mais importantes para se detectar possíveis problemas na saúde dos bebês. A secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, destaca a importância da realização do exame logo nos primeiros dias de vida do bebê. “A recomendação é que seja feito entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. Com uma picada no calcanhar, gotinhas de sangue são analisadas e podem detectar se a criança possui problemas genéticos, infecciosos ou metabólicos e o tratamento pode ser iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê”, explica.

Entre as doenças que podem ser detectadas, estão a fenilcetonúria, enfermidade congênita na qual o sistema digestório do bebê não consegue digerir proteína que se encontra em ovos e carne, e quando não digerida, a proteína pode se tornar venenosa para o organismo. Hipotireoidismo congênito, fibrose cística e doença falciforme são os outros problemas que podem ser descobertos com o exame neonatal.

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde
Texto: Karem Moraes
Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina