Petrolina Cuida: um ano após lançamento, prefeitura supera metas e comemora avanços na saúde

Um ano após o lançamento da plataforma ‘Petrolina Cuida’, a prefeitura comemora os avanços na saúde. Investindo na Atenção Básica através das descentralizações de unidades saúde já foram inaugurados 15 equipamentos nas áreas rural e urbana. O programa também zerou a lista de espera de 75 mil exames encontrados no início da gestão e realizou mais de 12 mil consultas e 5 mil cirurgias oftalmológicas.

Com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde pública, implantando um modelo de atendimento humanizado e descentralizado, reduzindo o tempo de espera dos pacientes, inicialmente, a plataforma contou com um investimento de R$ 37 milhões e já superou tanto o investimento, quanto diversas metas estabelecidas, a exemplo dos postos de saúde que estavam previstos apenas 12 unidades.

De acordo com a secretaria de Saúde, Magnilde Albuquerque, apesar dos desafios ainda existentes, já é possível comemorar os avanços.  “Estamos monitorando esses números mensalmente para garantir a melhora dos nossos indicadores, sabemos que ainda existe muita coisa para ser feita, porém, estamos evoluindo consideravelmente dentro das nossas possibilidades”, frisou.

Além do investimento na Atenção Básica, a secretária reforçou as ações para a área especializada a exemplo da compra de duas novas ambulâncias, entregues neste mês para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além da Unidade de Acolhimento que será inaugurada até o final do mês de agosto que atenderá cerca de 25 pessoas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, que apresentem acentuada vulnerabilidade social e/ou familiar ofertando serviços residenciais de caráter transitório (com um tempo de permanência de seis meses).

Magnilde Albuquerque também destacou a realização do concurso público com mais de 200 vagas para a área da saúde. “Já iniciamos a convocação e a boa notícia é que, após o remapeamento, vamos chamar um número maior que o anunciado.  Vivemos um novo momento com investimentos chegando através da nossa força política do prefeito Miguel Coelho que entende que a saúde é uma prioridade permanente”, concluiu.

Por: Clêilma Souza – ASCOM – Secretaria de Saúde de Petrolina