Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina dá início à Semana da Amamentação

 Semana da Amamentação começou neste dia 01 de agosto em todo o mundo e o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina deu início às suas atividades com a entrega do laço dourado (símbolo da campanha), a quadrilha “Chora não Bebê” e o Forró do Peito, com a participação especial da Dona Mamada e do forrozeiro Adãozinho de Rajada.

Logo cedo a Comissão de Amamentação do HDM deu as boas vindas aos profissionais ao som do sax de Geaze e Abraão. “Recebemos a todos com uma boa música, fazendo a entrega dos laços e o convite para o nosso Agosto Dourado”, destaca a coordenadora médica do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama), Flávia Guimarães.

Em seguida, por volta de umas 10h, os personagens da quadrilha fizeram um tour pelo hospital convidando a todos para a festa que só terminou próximo ao meio dia. “Desde o ano passado que a gente abre a semana com essa quadrilha e não é por acaso. Escolhemos algo que é forte na nossa cultura para chamar a atenção sobre esse tema tão importante”, justifica.

O evento é sucesso e mobiliza grande parte do hospital. “Todos que podem participar, participam. A gente percebe um engajamento muito grande e isso nos deixa muito feliz. De uma maneira lúdica e divertida a gente consegue atingir um bom público”, reflete.

Participam funcionários, colaboradores, mães, crianças e acompanhantes. A pequena Ana Luísa da Silva Lima, de apenas 4 anos, foi uma das que não parou de dançar, mesmo com a limitação da cadeira de rodas. “Ela adorou e se divertiu muito”, garante a mãe, Maísa Lima Santos.

Luísa nasceu com uma síndrome rara que ainda não foi diagnosticada. No momento, ela faz tratamento no HDM para uma pneumonia. “Estamos aqui tem oito dias e essa é a primeira vez que a vejo feliz de verdade”, revelou.

Quem também aprovou a iniciativa foi a adolescente Fernanda O. de Jesus, do município de Itiúba. Ela deu a luz prematuramente a Laura Valentina de Jesus Paixão no dia 12 de julho. “Estou na Casa de Apoio e a minha bebê está no Berçário Externo. Adorei o momento de hoje e estou muito otimista, principalmente com o apoio que tenho recebido do hospital”, garantiu a mamãe de primeira viagem que não vê a hora de amamentar Laura em seu seio.

“Acredito que a nossa primeira missão foi cumprida. A de proporcionar um pouco de alegria as pessoas e o despertar para a nossa Semana da Amamentação. Esse é só o começo e até o dia 10 de agosto tem muito mais”, adiantou a médica já informando que ainda haverá roda de conversa, oficina psicossocial, bingo, entre outras atividades com as gestantes e puérperas.

Por:  ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO HOSPITAL DOM MALAN/IMIP – PETROLINA (PE)