Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística lembra a importância do diagnóstico

Nesta quinta-feira (5) é comemorado o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. A data visa conscientizar a população, principalmente os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística.

Fibrose Cística é uma doença genética, que afeta os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões. O muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, impedindo que as enzimas digestivas, necessárias para digestão dos nutrientes dos alimentos, cheguem ao intestino.

Não existe prevenção para a fibrose cística, apenas tratamentos para retardar sua evolução e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Em casos graves, pode causar infecções crônicas no pulmão, órgão mais suscetível a sofrer com a ação de bactérias e fungos. Pode, também, prejudicar o bom funcionamento do aparelho digestivo devido à possível insuficiência do pâncreas.

Devido ao fato de não haver cura, um diagnóstico precoce é fundamental para que os cuidados, que envolvem desde fisioterapia respiratória, tratamento da desnutrição, tratamento precoce de infecções e uso de enzimas pancreáticas, entre outros, possam ser iniciados o mais breve possível.