UPAE/IMIP de Petrolina finaliza mais um mutirão e diminui em até 85% a fila de espera para diversos exames e procedimentos

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina finalizou, no final de agosto, mais um mutirão. Em um mês o serviço realizou 1.012 exames e procedimentos, sendo 558 endoscopias, 270 eletroneuromiografias e 184 escleroterapias.

O último mutirão realizado pela UPAE havia sido em julho, mês de aniversário da Unidade. “No primeiro deste ano realizamos 302 cirurgias de catarata. Em agosto fizemos 1.012 exames e logo estaremos finalizando outro mutirão de cirurgias que está em curso”, esclarece a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

“O último deverá encerrar em setembro/outubro e a expectativa é de que, ao total, sejam realizadas 266 cirurgias nas especialidades de otorrinolaringologia, cirurgia vascular e proctologia”, complementa.

Com essa iniciativa, a UPAE de Petrolina zerou a fila de espera por cirurgias de catarata e diminuiu em 85% a fila de espera pelos exames/procedimentos citados. “Sem dúvida é um avanço muito grande, onde o maior beneficiado é a população”, comemora a coordenadora.

Participam dos mutirões pacientes que já estão agendados e com os exames prontos. “Até porque não seria justo pegar novos pacientes e colocar na frente daqueles que já estão esperando”, destaca a enfermeira gerente da Bioimagem, Paloma Alves.

Por mês, a UPAE realiza, em média, 530 cirurgias, 2600 exames de imagem e 1215 exames laboratoriais. “Esse é o número que a gente faz normalmente por mês. Com o mutirão, em julho e agosto nós ultrapassamos todas as nossas metas e chegamos a 730 cirurgias, por exemplo. Essa é uma grande conquista”, garante Grazziela.