Hospital Dom Malan aprova três trabalhos em encontro científico internacional

A equipe de gestação de alto risco e medicina fetal do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina conseguiu um feito inédito e aprovou três trabalhos para exposição em encontro científico internacional. Trata-se do Curso Avançado em Medicina Materno Fetal, promovido pela Fundação de Medicina Fetal de Barcelona, que ocorrerá na cidade de São Paulo, entre os dias 8 e 10 de novembro.

O encontro reunirá mais de 500 especialistas que realizam atividade materno-fetal em vários países do mundo e Petrolina terá o seu lugar de destaque. “Será um momento de atualização de conhecimentos com relação ao diagnóstico e manejo das patologias fetais mais relevantes e nós teremos Petrolina exportando conhecimento”, esclarece o especialista do HDM, Marcelo Marques.

Foram aprovados três estudos de caso: “EVOLUÇÃO FAVORÁVEL DE SÍNDROME DE TRANSFUSÃO FETO-FETAL APÓS AMNIODRENAGEM”; “SEQUÊNCIA DE PERFUSÃO ARTERIAL REVERSA” e “RELATO DE CASO COM DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE TAQUICARDIA SUPRAVENTRICULAR FETAL”.

A história do Dom Malan com a Fundação de Medicina Fetal de Barcelona é antiga. Em dezembro do ano passado o hospital já havia apresentado o novo protocolo sobre Cuidados Paliativos em Obstetrícia para o Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico de Brasília (Nexus) e uma turma dessa instituição.

Essas conquistas têm como ponto de partida a Rede Integrada de Telemedicina (RUTE), que é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, da qual o HDM e mais dez importantes instituições de ensino e saúde do país fazem parte, liderados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Estamos muito felizes com mais essa conquista e acredito que o sertão pernambucano será bem representado nesse evento”, acredita Marcelo. Vale ressaltar que os trabalhos têm a contribuição de estudantes de medicina, de residentes do Programa de Residência Médica em Obstetrícia do HDM/IMIP, além dos especialistas em gestão de alto risco e medicina fetal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios