Unidade produtiva do Crédito Fundiário em Cabrobó recebe visita do Iterpe

As famílias rurais da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Jibóia, localizada no município de Cabrobó, receberam a visita do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Correia, junto com sua equipe, nesta terça-feira (15). A visita contribuiu para orientar os beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) sobre a necessidade de finalização da prestação de contas dos projetos produtivos executados para o desenvolvimento da produção.

O grupo de agricultores adquiriu o imóvel rural em 2015 por meio do Subprojeto de Aquisição de Terra (SAT), um financiamento do Programa com juros mais baixos, voltado a contemplar a população do campo, que não tem ou possui pouca terra. Além disso, as 30 famílias de Jibóia que foram beneficiadas pelo PNCF receberam investimentos no valor de R$ 1.131.758,30 voltados à infra-estrutura, à assistência técnica e à capacitação inicial.

Desse valor total, R$ 1.054.420,00 contemplaram os projetos produtivos, que contribuíram para implementar sistema de irrigação, construção de cerca, plantio de goiabeira, sistema de energia elétrica, sistema de energia solar, aquisição de materiais e equipamentos agrícolas.

A visita também contou com a presença de Alcineide Oliveira (gerente do PNCF/Pernambuco/Iterpe); Ivison Silva (gerente de Ações Fundiárias/Iterpe); José Valter (chefe da UR Iterpe – Petrolina), Josinaldo Santos e João Henrique (técnicos da UR Petrolina); Valter Duarte (técnico do Iterpe); Antonio de Nestor (STR/Cabrobó); e Carlos Robério Neto (diretor da empresa Diamantina).

Sobre o PNCF

O PNCF, criado em 2003, integra um conjunto de ações que contribuem para a política de Reforma Agrária, porque permite a aquisição de áreas que não podem ser desapropriadas, ampliando a redistribuição de terras no País. A gestão do programa é regulamentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e, em Pernambuco, executada pelo Iterpe com o apoio das organizações da sociedade civil, visando à descentralização das ações e a transparência social.