Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina promove curso de Brigada de Incêndio com técnicas de Primeiros Socorros

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está promovendo o curso de Brigada de Incêndio, com técnicas de Primeiros Socorros – edição 2019. Estão participando colaboradores de todos os setores do hospital, com o intuito de garantir que haja sempre um brigadista de plantão, especialmente nos setores mais críticos como:  UTI Obstétrica, UTI pediátrica, UCI Neonatal, Berçário Externo e Bloco Cirúrgico.

O curso, que está sendo ministrado por uma equipe capacitada de bombeiros, teve início no dia 18 e prossegue até o dia 29 deste mês, com turmas nos três turnos, para abordar o maior número de profissionais possível. “A nossa intenção é fazer uma cobertura além do previsto pela legislação. Para isto estamos oferecendo uma vasta programação para alcançar essa meta e esperamos formar mais de 200 brigadistas”, destaca a técnica em Segurança do Trabalho, Carine Freitas.

A iniciativa tem como objetivo capacitar, atualizar e certificar os profissionais em conformidade com a NBR-14276, nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndio. A realização do curso é uma obrigatoriedade determinada pela NR-23, seguida à risca pela unidade materno-infantil, de modo a garantir a segurança dos funcionários, usuários e do patrimônio em caso de sinistro.

Do curso, os brigadistas saem prontos para coordenar situações de evacuação de emergência, análise de risco, salvamento e primeiros socorros. “A intenção é que ao final as equipes se sintam preparadas para agir em caso de necessidade. Para isto, os bombeiros realizam a parte teórica e também a prática”, esclarece a profissional.

 Os novos brigadistas comporão, com os já treinados anteriormente, um grupo de pessoas capacitado a agir em situações de emergência, fazendo parte do princípio básico do cuidado com a vida e a segurança.

“Achei uma excelente oportunidade a experiência, afinal a gente nunca sabe quando vai se deparar com uma situação como essa. Com certeza a gente sai desse curso com mais segurança e tranquilidade para agir em momentos de tensão”, avalia a fisioterapeuta Juliana Benevides”.