Postos de Saúde de Petrolina são reabastecidos com vacina pentavalente

A Prefeitura de Petrolina recebeu, do Ministério da Saúde, 1.680 doses da pentavalente, vacina que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e um tipo de meningite. O quantitativo é destinado a suprir a demanda dos últimos meses que o governo federal não enviou a vacina.

A distribuição teve início nesta semana e a previsão é que até sexta-feira (24), todas as salas de vacina do município já estejam reabastecidas. O desabastecimento no município e em outras cidades do país ocorreu no segundo semestre do ano passado, por conta de problemas com o laboratório fabricante.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, a quantidade ainda não garante regularizar toda a cobertura. “A partir do recebimento das doses, estamos empreendendo todo o esforço para abastecer os postos de saúde da rede e garantir a proteção dos pequenos que fazem parte do público eletivo para essa estratégia”, destaca.

O esquema vacinal prevê três doses da vacina: aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses de vida. A orientação do Ministério da Saúde aos municípios é que seja priorizada a regularização das cadernetas de vacinação das crianças assim que os estoques voltarem à normalidade. “Receber as três doses é fundamental para o sistema imunológico produzir os anticorpos necessários à proteção das doenças”, finaliza Marlene Leandro.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios