Servidores da SCGE comemoram uma década de atividades

O dia 21 de janeiro de 2020 é uma data bastante especial para um grupo de servidores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Exatamente dez anos atrás, 34 profissionais ingressavam na SCGE – à época denominada de Secretaria Especial da Controladoria-Geral do Estado –, aprovados no primeiro concurso público realizado pela instituição para o cargo de Analista de Controle Interno, nas especialidades de Finanças Públicas, Obras Públicas e Tecnologia da Informação.

Durante suas trajetórias, os servidores passaram por diferentes funções, alguns ocupando, inclusive, cargos de direção. Hoje, uma década depois, o grupo está distribuído em todas as oito diretorias da SCGE (Auditoria; Monitoramento, Avaliação e Controle; Ouvidoria; Correição; Convênios e Regularidade; Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas; Planejamento e Gestão; e Tecnologia de Informação do Controle Interno), além das pessoas cedidas para outros órgãos do Poder Executivo Estadual.

Ao longo de uma década de serviço público prestado, investiram em conhecimento, potencializaram suas aptidões e adquiriram experiência para desenvolver um trabalho cada vez mais qualificado e sólido. “Hoje comemoramos mais esse marco da SCGE. Se a Controladoria tornou-se referência em suas áreas de atuação, sendo reconhecida nacionalmente pelo seu nível de excelência, é tudo fruto da dedicação, competência e profissionalismo de cada servidor. Para mim, é um orgulho compartilhar tantos aprendizados, lutas e conquistas ao lado de pessoas competentes e dedicadas”, destacou a secretária Érika Lacet.

Da sua instituição, em 19 de janeiro de 2007, até a nomeação dos primeiros concursados, em 2010, a SCGE contou, na sua estrutura de pessoal, com servidores de outras secretarias e órgãos de Estado, além de profissionais em cargo de comissão. Depois de 2010, foram realizados mais dois concursos, que geraram outras 103 nomeações. Hoje, o quadro da secretaria é composto por 137 efetivos, além dos comissionados e terceirizados.

PROGRESSÃO – Em dezembro do ano passado, 30 servidores do grupo inicial da SCGE foram aprovados na prova de conhecimentos e conseguiram progressão da última referência da Classe I para a primeira referência da Classe II da carreira de Controle Interno. A prova, assim como o curso de aperfeiçoamento realizando no período de 03 a 13 de dezembro, atendem ao disposto na Lei Complementar Nº 119/08 e no Decreto Nº 47.987/2019, que tratam, respectivamente, sobre a criação da carreira e sobre os critérios e procedimentos a serem observados para sua progressão funcional.

A carreira de gestor governamental – especialidade em Controle interno – é a única carreira civil no Estado de Pernambuco que exige a participação dos servidores em curso de aperfeiçoamento e a aprovação em exame específico para progressão funcional. “Esse processo visa assegurar a qualidade do trabalho que realizamos aqui na Controladoria. São profissionais extremamente capacitados para atuar nessa área, considerada estratégica para a administração pública estadual”, explicou o diretor de Planejamento e Gestão da SCGE, Daniel Penaforte.