SESI-PE apoia jovem petrolinense a realizar sonho de ser paratleta

O maior sonho de Lucas Freire, 19 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do SESI Petrolina, diagnosticado com paralisia cerebral, é ser um campeão paralímpico. Apaixonado por esportes, ele sempre foi praticante de várias atividades físicas, porém nenhuma que o contemplasse. A partir de um convite do professor de Educação Física da Associação Petrolinense de Atletismo (APA de Petrolina) para praticar atletismo, Lucas já treina visando a participação na competição “Paralímpico Norte Nordeste”, uma seletiva para o campeonato brasileiro da modalidade, nos próximos dias 13 e 14 de março, no Recife.

Dono de um entusiasmo surpreendente e esbanjando dedicação e compromisso, Lucas iniciou neste mês os treinos no atletismo, em uma modalidade conhecida como Petra, na qual se utiliza de uma espécie de bicicleta, um triciclo sem pedais, que possui um suporte para o tronco, assento e guidão com três rodas. Para dirigir a Petra, é necessário usar os próprios pés visando impulsionar a caminhada ou a corrida.

Os treinos acontecem três vezes por semana no parque Municipal Josefa Coelho. Além de exercícios para fortalecer a musculatura na academia, Lucas utiliza o próprio parque para se exercitar e confia na obtenção de boas colocações na modalidade. Atualmente, o adolescente é filiado à APA de Petrolina, que conta com o apoio do SESI-PE para incentivar jovens deficientes visuais, intelectuais e paraplégicos em competições esportivas. A parceria já rendeu vitórias significativas, como o vice-Campeonato Brasileiro de Atletismo, em 2017, em São Paulo, e o Norte-Nordeste em 2019, na Paraíba.

O professor de Educação Física do APA, Givanildo Marcos da Silva, é um admirador do jovem e acredita no potencial dele para conquistar premiações. “Quando presenciei ele praticando outros esportes, fiquei encantado, pois logo percebi a sua potencialidade. Dessa forma, mobilizamos a compra da Petra, com o apoio do SESI-PE, que abraçou a causa de imediato, iniciando os treinos. O Lucas é um menino muito inteligente, esforçado e muito querido por todos. Ele me surpreende, evoluindo, diariamente”, ressaltou.