Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da UPAE/IMIP de Petrolina promove treinamento de Primeiros Socorros para funcionários e colaboradores

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (CIPA/UPAE/IMIP) realizou, na quinta e sexta-feira (13 e 14), um treinamento sobre Primeiros Socorros para os funcionários e colaboradores do serviço.

A iniciativa faz parte das ações de saúde e segurança do trabalhador da CIPA e tem como objetivo preparar todo o quadro funcional para possíveis situações de emergência, visto que, em circunstâncias extremas, minutos podem salvar vidas.

“O objetivo da Comissão é prevenir acidentes e doenças ligadas ao trabalho. Então, com este treinamento, nós esperarmos que os nossos colegas possam salvar vidas, prevenir acidentes, ou até mesmo evitar os possíveis agravos”, justifica a presidente da CIPA, Síngryd Lima.

No treinamento, os participantes aprendem noções básicas de primeiros socorros para casos de desmaio, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória, queimaduras, acidente por animal peçonhento e intoxicação exógena.

“Também ensinamos a Manobra de Heimlich, que é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho e como agir diante de uma vítima de choque elétrico, por exemplo”, acrescenta a facilitadora e enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Andreska Ferreira.

“A gente nunca sabe quando algo vai acontecer. Então, é muito importante estar preparado para as eventualidades”, pondera e finaliza a profissional.