Governo de Pernambuco reforça comunicação educativa no combate ao novo coronavírus

Entre as iniciativas estão o lançamento de um site exclusivo, campanhas de prevenção em carros de som em todo o Estado e ampliação da veiculação de spots e filmes em rádios e TVs, além da estruturação de uma central de combate à fake news

Para manter a população bem informada sobre o combate ao novo coronavírus, o Governo de Pernambuco está promovendo um conjunto de ações para reforçar a comunicação educativa. Nesta quinta-feira (26.03), será lançado um hotsite exclusivo reunindo as principais informações sobre a pandemia. Ainda na internet, foi estruturada uma central de combate às fake news que circulam nas redes sociais e no Whatsapp. O Governo ampliará também a veiculação de spots e filmes educativos em rádios e TVs, além de fazer circular, por todo o Estado, carros de som com mensagens da campanha de prevenção.

No novo site – no endereço www.pecontracoronavirus.pe.gov.br – a população encontrará as principais notícias sobre a Covid-19, inclusive as medidas restritivas instituídas por decretos do governo estadual, boletins epidemiológicos, dúvidas frequentes da população, importância dos hábitos de higiene como medida de prevenção, sintomas e formas de evitar o agravamento da pandemia. A página traz ainda um painel em tempo real com informações sobre dados da Covid-19 em Pernambuco, no Brasil e no mundo, com casos notificados, descartados, em investigação e confirmados.

“A comunicação tem um papel fundamental no combater à disseminação do novo coronavírus no Estado. A população precisa estar bem informada e ciente das ações e medidas adotadas pelo poder público e de como ela pode colaborar no enfrentamento à pandemia. Essa é uma luta muito difícil, que exige o comprometimento de todos e transparência em todos os processos”, afirmou o secretário executivo de Comunicação do Governo do Estado, Alexandre Gabriel.

As novas ações que estão sendo implementadas pelo Governo de Pernambuco na área marcam o início da segunda fase da comunicação educativa contra a Covid-19, reforçando a importância da conscientização das pessoas para que sigam as orientações sanitárias e fiquem em casa. Antes mesmo da confirmação do primeiro caso em Pernambuco, a administração estadual havia deflagrado uma campanha informativa em espaços públicos e privados, com a distribuição de material gráfico e mensagens de rádio e TV.

As atuais campanhas educativas de prevenção contam com entrevistas do chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Demetrius Montenegro, para mais de 80 rádios do Estado. Outra medida de prevenção adotada pelo Governo de Pernambuco foi a transmissão, ao vivo, das coletivas de imprensa, com a participação do governador e secretários de estado, atendendo à recomendação das autoridades sanitárias de Pernambuco. O espaço profissional estruturado na sede do Governo também é utilizado diariamente pra gravação das principais notícias do dia.

REDES SOCIAIS – As plataformas do Governo do Estado também são atualizadas com boletins diários e banners educativos. Além das redes sociais, os boletins são disponibilizados pelo WhatsApp (81 9 9488-3776) com as principais notícias sobre a Covid-19.

Os portais institucionais contam com orientações em vídeo, texto e imagens. O conteúdo é disponibilizado nas contas oficiais do Governo do Estado no Facebook (www.facebook.com/governope), Twitter (twitter.com/governope), Instagram (www.instagram.com/governope) e no Youtube (Governo de Pernambuco). Os materiais podem ser baixados nos sites para serem compartilhados nas redes sociais da população.