Ministério da Saúde recomenda que pessoas com mais de 60 anos devem ficar isoladas para evitar contágio do COVID-19

Ministério da Saúde atualizou as medidas de prevenção e recomendou que pessoas com 60 anos ou mais e doentes crônicos, como diabéticos e aqueles com doenças cardiovasculares, fiquem em autoisolamento para evitar o contágio pela doença.

Esse grupo é o mais vulnerável ao coronavírus. A nova diretriz foi divulgada pela conta oficial do Ministério da Saúde no Twitter. “Para esse público, recomenda-se evitar viagens, cinemas, shoppings e outros locais com aglomerações”, destaca o comunicado.

Idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia porque a baixa imunidade deixa essas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus.

A mortalidade avança conforme a idade. Entre 60 e 69 anos os óbitos chegam a 3,6%, entre 70 e 79 anos sobe para 8% e acima dos 80 chega a 14,8%.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a atenção necessária a esse público. “Estes é o grupo que queremos superproteger. Quando jovens ganham imunidade, o vírus cai. Quanto menos pessoas idosas e com doenças crônicas tivermos, menos usaremos os sistemas hospitalares”, destacou.

Para idosos, doentes crônicos e pessoas com outras condições especiais, como tratamento de câncer, transplantados, doente renais, a recomendação é conversar com o médico para que as receitas de medicamentos sejam renovadas e, se possível, dadas por um tempo maior.

A medida é para evitar a necessidade de ir à farmácia do posto de saúde ou do bairro no período de maior circulação de vírus respiratórios (influenza, por exemplo).

No funcionalismo público, por exemplo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Senado dispensaram do expediente servidores nessa faixa etária.