UPAE/IMIP de Petrolina orienta como se proteger do coronavírus

O Núcleo de Educação Permanente e a Segurança do Trabalho da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) estão realizando, esta semana, um momento de orientação sobre o COVID-19 para funcionários, colaboradores, pacientes e acompanhantes. As ações tiverem início na segunda (09) e seguem até a sexta-feira (13).

Com relação à equipe interna, os profissionais têm reforçado a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual e a correta higienização das mãos. “Elaboramos um kit aqui na UPAE específico para o fluxo de casos suspeitos do coronavírus. Além dos EPIS já comuns ao serviço, incluímos óculos, avental e a máscara N95. Na reunião que tivemos no dia 4 apresentamos o kit e esta semana o pessoal do NEP e Segurança do Trabalho estão ensinando a usá-los de forma correta e racional”, informa a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

Com relação ao reforço da higienização das mãos, a coordenadora de enfermagem, Rayanne Ribeiro, destaca que o trabalho é constante. “Esse tipo de treinamento faz parte da nossa programação fixa anual, afinal os cuidados básicos devem ser mantidos independentemente da sazonalidade das doenças”, garante.

Para os usuários, a enfermeira gerente do NEP, Nádya Thalita, tem abordado as precauções padrão: “É preciso manter uma frequente higienização das mãos com água e sabão/sabonete, e o uso do álcool, em especial do álcool 70; uma etiqueta respiratória, buscando utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tomar mucosas de olhos, nariz e boca; e higienizar as mãos após tossir ou respirar”.

No mais, a equipe também faz orientações com relação à limpeza e desinfecção de superfícies. “Na UPAE nós seguimos o protocolo padrão, e em casa as pessoas também devem utilizar os mesmos produtos já comuns ao uso doméstico, buscando deixar sempre os locais arejados e ventilados”, finaliza Thalita.