Pintando com a Tita: Projeto do ambientalista Victor Flores propõe atividades para crianças carentes durante a pandemia do novo coronavírus

A ararinha-azul mais simpática do Vale do São Francisco está chegando mais cedo para alegrar a criançada neste período de pandemia. O livro “Tita e os Mistérios do Velho Chico”, escrito pelo ambientalista Victor Flores, será lançado apenas em outubro, mas a protagonista Tita convidou seus amigos de aventura para uma série de atividades que vão ser destinadas a crianças carentes de Petrolina, no sertão pernambucano. A ideia é possibilitar que a criançada que não tem acesso a muitos recursos tenha a chance de soltar a imaginação colorindo desenhos com o tema do livro durante o período de pandemia do novo coronavírus.

O projeto “Pintando com a Tita” vai priorizar comunidades carentes dos interiores dos municípios, onde normalmente não há acesso à internet ou impressoras. “Vamos distribuir 1.500 kits para as crianças da zona rural com uma pasta contendo 10 desenhos. A Secretaria de Educação de Petrolina está distribuindo um kit pedagógico com os lápis de cor e vai ajudar na distribuição do material junto aos estudantes da rede pública a fim de atender as crianças que mais precisam. Além disso, temos a intenção de firmar novas parcerias para estender o projeto para as cidades baianas de Juazeiro e Curaçá, terra da ararinha-azul e da Tita”, explica Victor Flores.

As ilustrações foram desenvolvidas em parceria com o desenhista Iehoshuá Iahueh e mostra a ararinha azul e sua turma passeando por belas paisagens regionais, como a ponte Presidente Dutra, que liga os estados da Bahia e Pernambuco. O projeto conta com apoio de instituições e empresas como o Instituto Federal do Sertão do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Creative Desing, Programa de voluntariado Transforma Petrolina, consultoria agrícola MNunes, Construtora Plesa, além da Livraria e Papelaria Bondelê. A distribuição dos kits está prevista para ser realizada nesta última semana de maio.

O LIVRO

“Tita e os Mistérios do Velho Chico” vai contar a história da filha de um caçador que é enfeitiçada e transformada em uma linda e rara ararinha-azul. Aprovado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet e fomentado pela multinacional Bayer, o livro tem como objetivo promover a leitura entre às crianças das escolas públicas do Vale do São Francisco, incentivar a preservação do meio ambiente, além de promover o conhecimento sobre a região do Vale.