10 conselhos para quem vai alugar um imóvel em Recife pela primeira vez

O aluguel de casas é uma atividade extremamente comum, uma realidade consolidada na sociedade brasileira. De fato, boa parte das pessoas ainda moram de aluguel, seja por não ter condições de comprar uma casa (ao menos não em um determinado momento) ou simplesmente por uma opção ou outra condição qualquer.

Independente de qualquer coisa é preciso se atentar bastante aos detalhes e a uma série de elementos, a fim de que se realize uma boa transação e se evite problemas e dores de cabeça com esse processo. Serão exibidas adiante cerca de 10 conselhos que valem ouro para quem vai alugar imóveis em Recife pela primeira vez.

1)Faça uma pesquisa detalhada e profunda, com bastante paciência

O setor imobiliário no Brasil, devido a esse contexto de crise econômica, apresenta uma instabilidade bem considerável. Por conta disso, tem “sobrado” imóveis no mercado. Isso significa, em outras palavras, que as ofertas disponíveis estão maiores, o que permite encontrar boas opções de espaços para alugar e a um preço mais convidativo.

Sendo assim, não tenha pressa em selecionar um imóvel para alugar que se adeque o melhor possível em seu dia a dia, em suas necessidades e desejos. Aliás, quanto mais você pesquisa, maiores são as suas chances de encontrar boas ofertas e também de barganhar com as imobiliárias ou proprietários o valor do aluguel.

2)Tenha clareza e certeza da sua real condição financeira

Antes de pesquisar e principalmente antes de fechar o contrato de locação de algum imóvel certifique-se de qual é a sua real, a sua verdadeira condição financeira. Em outras palavras, faças as contas e ponha no papel quais são os seus rendimentos e suas despesas.

Feito isso, observe agora se o valor do aluguel selecionado, acrescido do IPTU e condomínio, não passa de 30% do orçamento mensal. É fundamental que o orçamento tenha uma certa folga para os gastos com alimentação, lazer, transporte e vestuário.

Afinal, se os gastos com a locação forem caros demais, vai ficar muito puxado para dar conta e é possível que você acabe entrando em dívida.

3)Avalie de forma detalhada e profunda o imóvel

Você precisa visitar o imóvel e fazer uma vistoria que seja a mais minuciosa e profunda possível. Observe todos os detalhes imagináveis, indo desde a situação do telhado na parte externa até o chão do imóvel.

Observe as condições da pintura, se há infiltrações, se há mofo, se há vazamentos, como estão os pisos, qual é a situação das portas e janelas, teste chuveiros, pias e descargas, verifique toda a parte hidráulica e elétrica. Se o banheiro tiver box, confira o estado em que ele está.

Leve consigo uma trena para fazer medições e, se puder, leve um especialista para ajudar na vistoria. Se for um condomínio, converse com o porteiro ou síndico para saber como é a vizinhança e a segurança do bairro. Aliás, falando-se em condomínio, muito comum em um apartamento para alugar em Recife, veja o que está incluso nessa taxa.

4)Preste muita atenção na documentação

Para que se possa alugar um imóvel qualquer, o locatário necessita ser, obrigatoriamente, maior de 18 anos e deve apresentar para a imobiliária ou proprietário do imóvel os seguintes documentos:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;

Se você for um trabalhador com carteira assinada, ou seja, dentro do regime da CLT, o comprovante de renda pode ser o demonstrativo de pagamento. O mesmo vale nesse caso para quem é funcionário público.

No que se refere aos profissionais liberais ou autônomos, normalmente se exige uma cópia do imposto de renda ou então do extrato bancário. Se você não desejar mostrar seu imposto de renda, você não é obrigado. Entretanto, precisará comprovar sua renda por outros meios, como comprovante de recebimento de aluguéis ou um extrato bancário.

5)Selecione o imóvel que exiba a garantia mais vantajosa

Em todo o processo de locação, o dono do imóvel pode demandar somente uma forma de garantia. Entre as mais comuns existentes no mercado, pode-se citar a utilização de um fiador, o seguro fiança e o depósito caução.

No caso do fiador, ele precisa ser maior de idade, não pode ter o nome sujo, precisa possuir uma renda no mínimo 3 vezes maior que o valor do aluguel e deve ser dono de algum imóvel (muitas vezes, esse imóvel precisa ser na mesma cidade do residência que será alugada).

O seguro fiança, por sua vez, é efetuado diretamente com uma seguradora. Ele é pago anualmente, variando entre um e dois aluguéis e não é reembolsado ao locatário. Quanto ao depósito caução, por fim, é um depósito no valor equivalente a 3 meses de aluguel, na conta do proprietário. No caso de encerramento do contrato, o locatário receberá o valor de volta, com correção monetária.

6)SEMPRE exija um contrato de locação

O contrato é o documento que formalizará a locação do imóvel. Ele é o encarregado de assegurar o respaldo a ambas as partes no caso de alguma regra não ser cumprida. Nele deve conter o valor do aluguel, as taxas que ficarão a cargo do inquilino, a duração do contrato, os dados da vistoria e as penalidades que serão aplicadas em caso de haver descumprimento de alguma cláusula contratual.

Fique sabendo que o proprietário só pode rescindir a locação por acordo com o inquilino ou então a venda do imóvel. Do contrário, deverá pagar a rescisão.

7)Saiba de quem são as responsabilidades por cada taxa

A priori, o IPTU deve ser pago pelo proprietário. Na prática, quem acaba pagando é o locatário, porém isso precisa estar detalhado em contrato.

O condomínio quem deve pagar é o locatário. A exceção são as taxas extras do condomínio, que são de responsabilidade do dono.

8)Problemas ao longo da locação

Caso haja algum problema no imóvel durante o período de locação, é o inquilino que deverá cuidar da manutenção ou reparo do item.

No entanto, dependendo do problema, se ele não for decorrente do “mau uso” do espaço, quem deverá pagar pelo reparo é o proprietário.

9)Descubra qual é a incidência de sol

Ter ciência de qual é a direção que o Sol nasce e, por conseguinte, como funciona a incidência de luz solar no imóvel te possibilitará selecionar quais são os ambientes mais iluminados e arejados, sem o risco de mofos ou estragos.

10)Declaração no imposto de renda

Tanto o locatário como o proprietário necessitam declarar o imóvel alugado em seus respectivos impostos de renda, a fim de evitar maiores complicações com a Receita Federal.

Agora você sabe os itens que precisa ter em mente quando for alugar um imóvel pela primeira vez.