Aumenta número de pessoas com sintomas gripais em Petrolina (PE)

A Prefeitura de Petrolina observou que houve um aumento no número de pessoas com sintomas gripais que passaram a procurar os postos de saúde da cidade. Do início do mês de junho até o momento, o número saltou de 150 para 250 pacientes por dia.

Entre os principais sintomas verificados pela Secretaria de Saúde estão: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, náusea, nariz entupido ou coriza, perda de olfato ou paladar e dor muscular. Nessa época de pandemia, todos esses casos são notificados e acompanhados para a realização do teste rápido da covid-19 após o décimo dia de sintomas, conforme recomenda o Ministério da Saúde, para evitar resultado falso-negativo.

Até o momento, o município já utilizou mais de 24 mil testes rápidos dos 34 mil adquiridos. Ainda serão comprados mais 50 mil kits. A testagem da população ajuda a prefeitura a mapear o avanço da covid-19 em Petrolina, além de dar um cenário próximo da realidade, quanto ao número de casos. É uma das muitas frentes de trabalho no combate à pandemia no município.