Equipe Anticorrupção da SCGE mantém trabalho durante pandemia

A Equipe Anticorrupção da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) continua ativa no trabalho envolvendo os Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. As comissões – formadas por servidores da própria SCGE, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), além de representantes dos órgãos ou entidades lesados – vêm se reunindo remotamente para discutir a evolução dos processos.

“Em virtude das medidas de isolamento social e combate à Covid-19 orientadas pelo governador Paulo Câmara, estão suspensos desde o mês de abril os prazos dos PARs que estavam em execução, como oficialmente divulgado em portarias da SCGE. No entanto, cientes do caráter relevante que esse trabalho tem para a administração pública, a equipe permanece dando os encaminhamentos necessários mesmo virtualmente. É mais uma prova da responsabilidade dos nossos servidores no combate à corrupção em Pernambuco”, avaliou a secretária Érika Lacet.

De acordo com o diretor de Correição da SCGE, Filipe Castro, os encontros ocorrem semanalmente e, atualmente, três processos estão em análise por duas comissões. “Um deles já está na fase final, que é a de julgamento, e os demais ainda na etapa de instrução, que é a coleta de elementos necessários para esclarecer os fatos apresentados. São processos longos, com prazo de 180 dias, prorrogáveis por mais 180. Mesmo assim, está previsto para este ano de 2020 a instauração de mais quatro Procedimentos de Investigação Preliminar (PIPs), que obrigatoriamente antecedem a abertura oficial dos PARs”, ponderou.