Profissionais da atenção à saúde que rastreiam e monitoram a Covid-19 podem receber incentivo financeiro do Governo durante três meses

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina, reuniu representantes de várias associações de profissionais de saúde nessa segunda-feira (14), na Sede do Sindsemp para discutir a Portaria n° 2.358, de 2 de setembro de 2020. O documento versa sobre verbas destinadas como incentivo de custeio, em caráter excepcional e temporário, para a execução de ações de rastreamento e monitoramento de contatos de casos de Covid-19. O Sindsemp quer que todos os direitos dos profissionais de saúde nessas ações sejam respeitados na distribuição dos recursos.

De acordo com a portaria, Petrolina receberá em cota única, 528 mil reais em recursos . A base de cálculo considerou o porte populacional do município, de acordo com a Estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2019, dividida pelo quantitativo potencial de pessoas cadastradas por equipe de Saúde da Família. O valor e o quantitativo de profissionais desempenhando ações de rastreamento e monitoramento da Covid-19 no município, chegou ao número de 88 profissionais.

“Terão direito os profissionais que estão em ações de rastreamento ou no monitoramento dos casos de coronavírus. Cabe frisar que são ações na atenção primária e vigilância à saúde em conjunto, construindo dados epidemiológicos que possam servir para um futuro planejamento assistencial, de ação sanitária na rede da atenção à saúde do município.” Declarou o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Walber Lins.

Esses profissionais de saúde devem estar cadastrados Sistema Nacional de cadastros de estabelecimentos de saúde. O anexo 1 da Portaria n° 2.358/2020 traz os Códigos da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) dos profissionais que serão considerados para atuação na estratégia de rastreamento e monitoramento dos contatos de casos de Covid-19.

Assessoria de Comunicação do Sindsemp