Univasf realiza seleção de tutores para cursos de graduação e pós-graduação ofertados a distância

A Secretaria de Educação a Distância (Sead), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para seleção de tutores para os cursos de graduação e pós-graduação no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 28 vagas disponibilizadas para apoio online e presencial, e dez vagas, nas mesmas categorias, para cadastro reserva. As inscrições devem ser realizadas no Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf até o dia 3 de novembro.

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar os documentos exigidos pelo Edital Nº 36/2020 em formato PDF e com tamanho máximo de 1MB. Dentre eles estão a carta de intenções; cópia do diploma de graduação ou pós-graduação; declaração comprobatória de experiência de, no mínimo, um ano de magistério em quaisquer níveis de ensino; declaração comprobatória, com data atual, de efetivo exercício do magistério da rede pública de ensino ou de vínculo a um dos programas de formação de professores para a educação básica, desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC), inclusive na modalidade a distância.

Para participar do processo, os candidatos devem ser graduados em um dos seguintes cursos: Educação Física; Pedagogia ou Normal Superior ou licenciatura em: Letras, Psicologia, Filosofia, Ciências Sociais, História, Geografia; Língua Brasileira de Sinais (Libras), Letras-Libras ou graduação em qualquer área, desde que tenha proficiência em Libras; Biologia ou Ciências da Natureza; Graduação em qualquer área, com titulação mínima de especialista em Metodologias Ativas.

Os selecionados irão atender os seguintes cursos: Licenciatura em Educação Física; Licenciatura em Letras-Libras; Licenciatura em Pedagogia; Especialização em Docência em Biologia; e Especialização em Metodologias Ativas. Cada candidato, na inscrição, pode escolher um dos cursos para atuar durante 20 horas semanais, na modalidade presencial ou a distância, que também deve optar no cadastro.

As atribuições dos tutores incluem efetuar visitas aos polos, fazer revisão, participar de aulas e esclarecer dúvidas dos estudantes. O processo acontecerá em duas etapas, a avaliação da carta de intenções e a análise curricular. As orientações para a elaboração da carta de intenções podem ser vistas no Edital. Os convocados irão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 765,00. A lista com o resultado final será divulgada até o dia 12 de novembro pela página da Sead e pelo Sistema PS. O início das atividades está previsto para 13 de novembro de 2020.

Cronograma:

Período de Inscrição – 03/10 a 03/11/2020

Deferimento/indeferimento de inscrição – até 05/11/2020

Recurso contra indeferimento de inscrição – até 07/11/2020

Análise das cartas de intenções e do currículo – de 03 a 09/11/2020

Divulgação do Resultado parcial do Processo Seletivo – até 09/11/2020

Interposição de recursos contra resultado – até 11/11/2020

Julgamento de recursos –  até 12/11/2020

Homologação do Resultado final – até 12/11/2020

Início das atividades – 13/11/2020