Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial realiza processo seletivo para turma 2021

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) – Doutorado Profissional da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado em associação ampla com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), realiza processo seletivo para a turma 2021. Há 60 vagas, igualmente distribuídas entre as três instituições associadas. As inscrições começaram hoje (24) e podem ser feitas até 15 de dezembro.

Podem participar da seleção portadores de diploma de mestrado (acadêmico ou profissional), realizado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. A documentação necessária está disponível no Edital Nº 17/2020. As vagas serão distribuídas entre membros do corpo docente do PPGADT da Univasf, Campus Juazeiro (BA); UFRPE, Campus Recife (PE); e Uneb, Campus Juazeiro (BA), sendo parte delas destinada à Política de Ações Afirmativas da Pós-Graduação, conforme determina o edital.

A turma 2021 será a segunda do programa, que está estruturado numa única área de concentração “Sociedade, Natureza, Inovações Sociotécnicas e Políticas Públicas” e conta com cinco linhas de pesquisa: Identidade, Cultura e Territorialidades; Sociedade, Economia e Construção do Conhecimento; Transições Socioecológicas e Sistemas Produtivos Biodiversos; Convivência com o Semiárido, Inovações Sociotécnicas e Desenvolvimento e Ambiente, Saúde e Sistemas Agroalimentares. Os estudantes têm 48 meses para a integralização do curso.

O processo seletivo será realizado remotamente, no período de 19 de dezembro de 2020 a 12 de fevereiro de 2021, na instituição indicada pelo candidato no ato da inscrição. A seleção acontecerá em duas etapas: análise da proposta de pesquisa e análise de currículo, ambas eliminatórias e classificatórias. O resultado final será divulgado em 19 de fevereiro de 2021 pelo site do PPGADT e pelo Sistema PS. A matrícula acontecerá de 22 a 26 de fevereiro de 2021 e as atividades letivas terão início em março de 2021. Conforme estabelece o edital, as aulas e atividades acontecerão de forma remota até que os desdobramentos da pandemia resultem em condições favoráveis às atividades presenciais.

Primeiro doutorado profissional em associação do País, o PPGADT visa à formação interdisciplinar de profissionais de diferentes áreas. Mais informações sobre o programa, quadro docente das três instituições associadas e distribuição das vagas do processo seletivo estão disponíveis no edital e no site do PPGADT.

Cronograma:

Inscrições – 24 de novembro a 15 de dezembro de 2020

Processo seletivo – 19 de dezembro de 2020 a 12 de fevereiro de 2021

Divulgação do Resultado Final da seleção – 19 de fevereiro de 2021

Matrícula – 22 a 26 de fevereiro de 2021

Aula Magna – março de 2021