PT não elege nenhum prefeito nas capitais pela primeira vez em 35 anos

Pela primeira vez desde 1985, o Partido dos Trabalhadores (PT) não elegeu nenhum prefeito nas capitais do Brasil. Sem nenhum candidato eleito no primeiro turno, a derrota do partido nas eleições municipais foi consolidada neste domingo (29). No segundo turno, apenas dois candidatos petistas disputavam as eleições, nos Estados do Espírito Santo e de Pernambuco.

Em Vitória (ES), o candidato petista João Coser foi derrotado pelo Delegado Pazolini (Republicamos). O prefeito eleito obteve 58,63% dos votos (102.466). Já Coser totalizou 41,37% dos votos.

Já em Recife (PE), em disputa familiar, a candidata Marília Arraes perdeu para o seu primo João Campos (PSB). Campos foi eleito com 56,27% dos votos válidos. Marília, por sua vez, ficou com 43,73% dos votos.

Em 2016, a sigla conquistou apenas a prefeitura de Rio Branco (AC). Nas eleições de 2004, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava no primeiro mandato da Presidência, o partido elegeu seu maior número de prefeitos em capitais, nove ao todo.