Hospital e Maternidade Santa Maria finaliza 2020 com mais de 54 mil atendimentos

O Hospital e Maternidade Santa Maria (HMSM), localizado em Araripina, no Sertão Pernambuco, realizou no ano de 2020, 54 mil atendimentos em diversas áreas de atuação da unidade hospitalar. Gerido pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz, o HMSM é o principal hospital da região do Araripe Pernambucano que possui quase 330 mil habitantes.

Os atendimentos do Sistema Único de Saúde – SUS, contemplam o atendimento de urgência e emergência, consultas eletivas, ambulatoriais, com procedimentos, obstétrica e fisioterapia, além dos internamentos, partos e Raio-X.

Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, o HMSM também colocou em funcionamento 30 leitos de UTI e mais 60 leitos intermediários para Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG. Somente a área de Covid realizou quase 5 mil consultas e internações.

De acordo com a vice-diretora do HMSM, irmã Fátima Alencar o ano de 2020 foi um dos mais desafiadores para a saúde pública. Ela destaca o compromisso dos profissionais de saúde que integram o HMSM. “O ano de 2020 ficará marcado pela pandemia da Covid-19, porém o hospital não parou de atender todas as outras demandas. Foi um ano de superação que com a graça de Deus foi coroado com a chegada da vacina nos primeiros dias de 2021. Só temos a agradecer aos nossos profissionais de saúde pela dedicação em salvar vidas”, afirma.