Prefeitura de Petrolina recebe 15 mil teste para detecção da Covid-19

A Prefeitura de Petrolina não tem medido esforços na luta contra o novo coronavírus. O município comprou 80 mil testes para a identificação de novos casos da doença. A primeira remessa, de 15 mil testes do tipo Swab Rápido, chegou esta semana na cidade.

O material adquirido vai ajudar na detecção precoce da doença e na avaliação do número de infectados no município. Por meio do monitoramento e análise dos dados, é feita a devida orientação quanto aos cuidados que os pacientes devem ter durante o isolamento.

Os testes continuarão sendo feitos seguindo critérios científicos e técnicos determinados pela Secretaria de Saúde, com a ampliação da testagem para grupos de risco. Os pacientes que estiverem com sintomas serão avaliados por um profissional de saúde que determinará qual teste é o mais adequado para cada caso.

Os exames do tipo Swab Rápido são realizados durante o 3º e 7º dias de sintoma, o resultado sai em 20 minutos.  O teste é realizado a partir de amostras coletadas da região nasal. Para realizar o procedimento é necessário que o morador esteja com sintomas gripais e procure um serviço de saúde para receber a notificação.