Transforma Petrolina mobiliza voluntários para abastecer o Hemope

Todos os anos, nos períodos de férias e de carnaval, os hemocentros brasileiros têm uma baixa de 20% a 30% no estoque de banco de sangue. Com a pandemia da Covid-19, foi registrado uma diminuição de 50% nessas doações. Pensando nisso, o Transforma Petrolina, em parceria com o Transforma Brasil, realizará o “Muda Junto – Doe Sangue”, uma ação de voluntariado para abastecer o Hemope do município sertanejo.

A iniciativa vai acontecer entre os dias 22 a 26 de fevereiro e faz parte de uma mobilização nacional. Para participar, os interessados devem atender os critérios para doação de sangue, se inscrever no site do Transforma (www.transformapetrolina.com.br) e depois se dirigir ao Hemope, localizado na rua Pacífico da Luz, no centro da cidade.

“Este é o segundo ano que realizamos o Muda Junto – Doe Sangue e é muito gratificante saber que estamos ajudando na saúde de pessoas através do engajamento cívico. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e isso proporciona aos doadores um sentimento de realização e dever cumprido de forma instantânea”, explica a coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho.

As ações “Muda Junto” são realizadas em parceria com o Transforma Brasil e tem o intuito de mobilizar a população para causas específicas. Em Petrolina, o Transforma também realizou o Muda Junto – Velho Chico onde reuniu mais de 300 voluntários em iniciativas para defender o Rio São Francisco.

Critérios para doação de sangue

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 anos e 69 anos.  Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Serviço

O que: Muda Junto – Doe Sangue

Onde: Hemope Petrolina

Quando: 22 a 26 de fevereiro, das 8h às 12h

Inscrições: Pelo link https://transformapetrolina.com.br/acao/muda-junto-doe-sangue-20

Mais informações pelo instagram @transformapetrolina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar