Município de Juazeiro-BA e Faculdade Estácio oferecem residência em Medicina da Família e Comunidade

A faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro-BA em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. Este é o terceiro ano que a especialização é ofertada.

O médico com essa especialização presta assistência à saúde de forma continuada e integral, buscando proximidade com as necessidades das pessoas, de suas famílias e das comunidades, visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Na medicina da família e comunidade o paciente é examinado de forma global (comunidade, família e indivíduo), pertencente a todas as faixas etárias e ambos os sexos. Esse contato dos médicos com as pessoas acontece mesmo com a ausência de doenças, sendo uma prática cada vez mais estimulada.

A proposta por trás do atendimento do médico da família é oferecer um acompanhamento de longo prazo para cada configuração familiar, conhecendo a realidade, as demandas prioritárias e os desafios das pessoas quando o assunto são os cuidados com a saúde.

“A nossa atuação acontece na atenção primária à saúde, que é a base do nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa área é responsável por coordenar o cuidado e ser resolutiva. Se preconiza que a atenção primária consiga ter uma taxa de resolução de 85% a 90% dos problemas de saúde mais comuns da população. E somente a menor parte é que vai ser encaminhada aos especialistas, que chamamos de especialistas focais, e aos hospitais”, explica a supervisora do programa de Residência de Medicina da Família e Comunidade, Dra. Allana Moreira Silva.

A médica ressalta a importância dessa especialização e reforça que países que têm uma atenção primária forte, como: Inglaterra, Canadá, Espanha, Holanda e Austrália, possuem seus médicos de família como elementos centrais para oferecer cuidados de qualidade à população. Se gasta menos e se tem mais efetividade, porque a atenção primaria está próxima às pessoas, possibilita que a comunidade tenha um acesso mais fácil aos médicos e estabeleça um vínculo com as equipes de saúde.

“Quando a gente expande a residência de Saúde da Família no município de Juazeiro, a gente amplia a possibilidade de cenários de prática de qualidade para os nossos alunos, além de uma formação de docente, que também é um de nossos objetivos da residência. Como o curso de medicina da Estácio é do programa mais médicos e a base dela é na atenção primária, a gente tem o eixo de saúde da família, que vai estar presente em todos os semestres do curso e a necessidade de médicos de família qualificados é muito grande para poder atuar nessas disciplinas”, complementou Allana.

Atualmente os residentes estão alocados nas unidades básicas de saúde do Tabuleiro, Argemiro, Piranga e na UBS do Mandacaru, na zona rural de Juazeiro, fazem estágio em serviços estratégicos de urgência, pré-natal de alto risco, nos serviços de saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial, e algumas especialidades focais, a exemplo do acompanhamento com endocrinologista e cardiologista.

A Faculdade Estácio ainda disponibiliza modernos laboratórios de simulação realística para treinamento e qualificação do residente. Os especialistas em Medicina da Família e Comunidade fazem atendimentos domiciliares, em ambulatórios, clínicas e hospitais, podendo trabalhar tanto no sistema público quanto no privado, em cenários urbanos, rurais, indígenas, quilombolas ou ribeirinhos.

Para ingressar na residência de Saúde da Família e Comunidade da Secretaria de Saúde em parceria com a faculdade Estácio, o candidato precisa estar atento à divulgação de oferta de vagas através de edital, publicado no Diário Oficial do Município de Juazeiro, nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano, no site doem.org.br/ba/juazeiro.