Prefeitura de Petrolina cria regras para quem rejeitar a vacina ofertada no momento da aplicação

A Prefeitura de Petrolina aplicará medidas restritivas para todas as pessoas que agendam e rejeitam a vacina que está sendo ofertada no momento da aplicação. Atualmente, o município conta com quatro tipos de imunizantes – CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen – distribuídos nos polos de vacinação de maneira aleatória e dependendo da quantidade recebida de cada vacina.

A partir desta sexta-feira (9), quem se recusar a ser imunizado com a vacina ofertada na tentativa de escolher o fabricante do imunizante irá para o fim da fila da sua faixa etária e continuará a ser agendado para a vacina disponibilizada no momento.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a medida é uma tentativa de evitar que aqueles que procuram o imunizante desejado tomem o espaço de outros que não fizeram a escolha e que, por isso, perderam a oportunidade de se imunizar. O movimento começou a ser percebido em Petrolina de forma mais intensa desde a abertura da vacinação para a população em geral e também após a chegada do imuno em dose única.

Algumas pessoas não querem a dose por acreditar em notícias falsas sobre a eficácia dos imunizantes ou simplesmente porque não querem ter que voltar para tomar uma segunda dose. É importante que as pessoas compreendam que todas as vacinas aplicadas foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e que o município não tem como escolher as quantidades e as vacinas que irá receber”, explicou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A pessoa que recusar a dose oferecida terá que assinar um termo de recusa assumindo a responsabilidade pela sua decisão. Caso se negue, duas testemunhas assinarão o documento.

Clêilma Souza- Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde