Secretaria de Saúde de Petrolina reforça a importância da aplicação da vacina BCG

As vacinas são as primeiras proteções que o bebê recebe ao nascer, com isso a Prefeitura de Petrolina reforça a importância da vacina BCG que é considerado um dos imunizantes mais importantes para o recém-nascido. O imune protege contra as formas mais graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

Com dose única, a imunização costuma deixar a famosa ‘marquinha’ no braço direito, ela deve ser administrada o mais precoce possível, de preferência ainda na maternidade. Caso não ocorra, o município disponibiliza quatro unidades básicas de saúde com o imunizante, ela deve ser feita em crianças com até quatro anos de idade.

“A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Alguns dos sintomas são febre, perda de peso, cansaço e fraqueza. Para se prevenir dessa e outras doenças, é de extrema importância manter a caderneta de vacinação em dia, então você mamãe, que ainda não levou seu filho para tomar a vacina, procure uma Unidade Básica de Saúde. Vacinas salvam vidas” destaca a secretária de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

UBS QUE APLICAM A VACINA BCG

Segunda-Feira: UBS Dr. Gaudêncio no Jardim Amazonas

Quarta-feira: UBS Bernardino Campos na Vila Eduardo

Sexta-feira: UBS Ricardo Soares na Cohab Massangano

1 ª Quarta-Feira do mês: UBS Izacolândia