Em Brasília, agentes comunitários de saúde e Sindsemp cobram cotação da PEC 22 do reajuste do piso nacional da categoria

Profissionais de todo o país estão se reuniram para comemorar os 30 anos  do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). “Essa política de governo criada em 1991 é fundamental para o funcionamento da atenção primária em saúde. Nós somos o elo entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS). É uma alegria participar desse momento enquanto servidora pública de Petrolina e diretora do Sindsemp” ressaltou a diretora financeira do Sindsemp e agente comunitária de saúde Elizete Souza.

Charles Oliveira fez parte da caravana com 25 profissionais, encaminhada pela Acosap e Sindsemp à Brasília e destacou a importância do grupo no evento.  “A gente veio para debater a luta da categoria e celebrar as conquistas. É um integração dos agentes comunitários de saúde  de Petrolina à discussão da PEC 022/2021,” destacou Charles.

A PEC 022/2021 trata sobre o reajuste do piso nacional da categoria a partir de 2022, e a PEC 014/2021 concede aposentadoria especial aos agentes de saúde  aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

31ª Plenária
A próxima plenária da CONACS irá acontecer em 2022, no Rio de Janeiro. A plenária representa também o fortalecimento do SUS. ACS e ACE são trabalhadores da saúde exclusivos do SUS, que se reflete na atenção básica direta à população. Em tempos de pandemia, os agentes de saúde tem salvado vidas ao manter sob controle a circulação de várias doenças infecciosas como a cólera, dengue e sarampo.

Assessoria de Comunicação do Sindsemp