Desafios para o futuro: primeiro dia da 11° Conferência de Saúde busca fortalecimento de metas para o SUS em Petrolina

Nesta quarta-feira (24) aconteceu o primeiro dia da 11º Conferência Municipal de Saúde, que tem como objetivo elencar propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos (2022-2025). O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Durante a manhã foi realizada a mesa de abertura com representantes de vários segmentos, como gestores, trabalhadores de saúde e usuários dos serviços. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Simão Durando. Durante a abertura, foi abordado a importância desse momento para o desenvolvimento e crescimento da Saúde municipal. Também foi realizada uma palestra com o tema: O Sistema Único de Saúde (SUS) e os Desafios para o Futuro.

Já na parte da tarde, foi aberto um debate divido em quatro temas: ‘Atenção Básica:’ A Saúde começa por aqui; Atenção Especializada: Fortalecimento das Redes e Serviços de Saúde, Referências e Contrarreferências; Vigilância em Saúde como Direito de Promoção;  Prevenção da Saúde e Democracia participativa – Controle Social e Protagonismo do Usuário no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento segue até a essa quinta-feira (25).

“As Conferências de Saúde se constituem de espaços para troca de ideias que discutam as políticas de saúde onde todos tenham igualmente direito a voz. Participar de fóruns de discussão sobre o tema saúde, é um exercício de cidadania que todos devemos assumir como atores sociais que somos dentro desse processo. O acesso à saúde é um direito e não uma moeda de troca, ou favor político. A conferência propicia o diálogo, a reflexão e possibilita as pessoas participarem ativamente da construção do Plano Municipal de Saúde de Petrolina para os próximos quatro anos”, destaca a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque.

Texto: Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde