Secretaria de Saúde de Petrolina orienta como proceder sobre sintomas gripais e COVID-19

Com o aumento gradual dos casos de pessoas com sintomas gripais em Petrolina, a Secretaria de Saúde repassa à população a importância de fazer no período correto o teste contra a COVID-19. Pacientes que apresentam algum sintoma gripal devem esperar o terceiro dia para realizar o teste, já em casos de pessoas que tiveram contato com caso positivo para o novo coronavírus a quantidade de dias aumenta para cinco, sendo necessário buscar um ponto de testagem a partir desse período por ser mais confiável o resultado.

Para o diretor médico da Secretaria de Saúde, Erick Oliveira, o cumprimento dos prazos para testagem e isolamento são essenciais para a contenção do vírus. “Estamos revivendo o cenário inicial da pandemia, onde os casos estão aumentando diariamente. Dessa vez com menos gravidade, tendo em vista a vacinação. No entanto, o que chamamos a atenção da população é para com a responsabilidade dos dias de sintomas, é obrigatório seguir três dias com sintomas e cinco de contato com caso positivo. Não vai ser se testando todo dia que você ficará aliviado, ou com menos preocupação”, explicou.

Em Petrolina, o teste para detecção da COVID-19 está disponível no Centro de Convenções, Unidade Básica de Saúde Lia Bezerra, José e Maria, e na Unidade Básica de Saúde Otília Nunes Barros, Nova Petrolina. Os pontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os atendimentos para quem está com sintomas podem acontecer nas unidades mais próximas das residências ou pelo Atende em Casa, através do link www.atendeemcasa.pe.gov.br.