IDOMED entrega equipamentos para a maternidade de Juazeiro (BA)

O Hospital Materno Infantil de Juazeiro- BA recebeu, no último dia 18, dois aspiradores cirúrgicos, doados pela faculdade de medicina, IDOMED 

Os aparelhos são utilizados durante e após cirurgias para remover fluidos cirúrgicos, tecidos, gases e secreções corporais.  Atualmente a unidade de saúde contava com apenas dois aspiradores, o que limitava a capacidade cirúrgica na maternidade. Com a doação realizada pelo IDOMED o número desses equipamentos dobrou, o que vai ampliar e melhorar o atendimento às gestantes e bebês.  

Esses são os primeiros de uma série de equipamentos e material hospitalar adquiridos pela faculdade de medicina de Juazeiro a serem doados aos hospitais públicos do município por meio de recursos financeiros do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).  

“Através desse apoio, estamos fazendo valer o propósito das escolas de medicina criadas no âmbito do programa mais médicos, que é melhorar e fortalecer o sistema de saúde local. No caso da maternidade é um cenário importantíssimo para a população de Juazeiro, como também para os nossos alunos do IDOMED que utilizam o local como ambiente de aprendizado”, explicou o Diretor do IDOMED Juazeiro-BA, Luiz Rodrigues. 

O Hospital Materno Infantil de Juazeiro recebe mulheres do município e de cidades que fazem parte da rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia), num total de 54 municípios, para partos de baixa complexidade. Tem 54 leitos ativos, um (01) centro cirúrgico com 2 salas e realiza, em média, 400 partos por mês. 

De acordo com a diretora da Maternidade de Juazeiro, Érica Goes, os aspiradores chegaram em um momento importante para o hospital, que tem passado por melhorias. “Os equipamentos doados pelo IDOMED contribuirão para que os nossos profissionais possam prestar um atendimento melhor à população. Eles chegam para substituir os que estavam quebrados e com defeito”, ressaltou. 

Isabella Ornellas  

Assessora de imprensa do IDOMED / Estácio Juazeiro-BA