“A Crucificação: o maior e mais belo espetáculo sacro do Sertão pernambucano volta em 2023”

Há 44 anos, o GUTERIMA-Grupo de Teatro Imaginativo, de Petrolina-PE, fazia sua primeira apresentação do maior e mais belo espetáculo sacro, ao ar livre, do sertão pernambucano,” A CRUCIFICAÇÃO”, no Centro Social Pio XI, que narra os momentos decisivos da vida Jesus Cristo, em 40 cenas e 6 cenários distribuídos pela área interna daquele local.

Precursor desse tipo de encenação, no sertão, A Crucificação, já em 1979 e 1980, passou a ser apresentada no Estádio da Associação Rural, hoje Paulo de Souza Coelho. Em seguida, de 1981 à 1998, a margem do Rio São Francisco e as ruas centrais da cidade serviram de cenários. Já fugindo dos arranha céus que predominavam no circuito da encenação, A CRUCIFICAÇÃO chegou ao Parque Josepha Coelho, em 1999 permanecendo até 2016, quando o local foi interditado para receber melhorias. Entre 2017 à 2019, o espetáculo voltou ao centro de Petrolina, exatamente na Concha Acústica e arredores (Pça Dom Malan, Catedral e Pça Maria Auxiliadora).

Devido a pandemia, de 2020 à 2022, não foi possível a sua realização.

Movido pelo sentimento de voltar à normalidade, o GUTERIMA está preparando uma volta triunfal em 2023, no Parque Josepha Coelho, de A CRUCIFICAÇÃO, seguindo toda sua metodologia de apresentar um espetáculo que mudou a Semana Santa na cidade e que reúne atores profissionais, autodidatas, radialistas, etc.

Tendo como presidente Izaías Sabino Vieira; Produtora Executiva, Laila Melo; e Diretor Cênico, José Geraldo Rodrigues dos Santos, o GUTERIMA e elenco prometem satisfazer a população com uma encenação digna, em 2023, dando início às comemorações dos 49 anos do grupo, do maior espetáculo sacro da história de Petrolina e do Vale do São Francisco.