Sindsemp apresenta proposta de mudança de nomenclatura de professor alfabetizador ampliando a atuação de servidores da educação em Petrolina

Nesta terça-feira (12), a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, se reuniu com o secretário de educação do município, Plínio Amorim. Em pauta, a apresentação a proposta de minuta do projeto de lei que renomeia os cargos de professor alfabetizador, professor da educação infantil, professor de anos iniciais, professor de educação especial e professor de educação de jovens e adultos – EJA. A proposta inclui ainda a criação do cargo de professor de educação infantil.

“Essa mudança é um pleito desde que a gente assumiu o sindicato porque o professor mesmo com pedagogia, pós-graduação, com habilitação para atuar em todas as séries do ensino do ensino fundamental I, educação infantil e EJA, devido a criação do cargo do professor alfabetizador, ele fica limitado a trabalhar somente com turmas do 1º ao 3º ano. Muitos professores não tem o perfil de alfabetizador na prática, mas tem desejo e competência de atuar em todas as séries,” explica a professora e vice-presidente do Sindsemp, Inês Silva.

A mudança de nomenclatura abre possibilidades de lotação dos professores em todas as áreas e é a uma conquista importante para toda a categoria que estava atuando apenas como alfabetizador. “Para a prestação de serviços melhora a qualidade da educação porque o professor pode atuar onde se sente mais identificado,” concluiu Inês.

“É uma lei que vai facilitar para todos os atores envolvidos na educação do município e vai agilizar situações que precisavam ser resolvidas. É uma vitória do diálogo e da negociação sindical junto à Secretária de Educação,” frisou o secretário geral do Sindsemp, professor Carlos Odair da Luz.

Com a proposta de minuta, a Secretaria de Educação vai encaminhar à Procuradoria Geral do Município para depois, ser encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores de Petrolina.

Assessoria de Comunicação do Sindsemp