STTAR Petrolina solicita parceria da prefeitura para garantir DIU para as trabalhadoras

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), Maria Joelma, se reuniu com o prefeito de Petrolina, Simão Durando, na sexta-feira (29). O objetivo do encontro, que contou com a participação do deputado estadual Antônio Coelho e do assessor especial da prefeitura, Orlando Tolentino, foi a entrega de um ofício ao gestor do município.

No documento, o STTAR solicita que a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, forneça Dispositivos Intrauterinos (DIU) para as trabalhadoras assalariadas rurais. “Como temos o nosso Centro Médico, uma vez que a prefeitura oferte os DIU’s, a colocação dos dispositivos será feita na nossa unidade, com profissional de ginecologia. Outro caminho é que o município garanta uma cota do serviço, que já é ofertado pela Secretaria de Saúde”, explicou a presidente Joelma.

O DIU é uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez e é tão eficaz quanto a esterilização. “O planejamento familiar é um direito e o nosso sindicato quer garantir esse benefício, em especial, às nossas trabalhadoras assalariadas rurais, que são maioria da mão de obra da nossa cidade”, complementou a presidente da entidade.