Dependência Química: existe luz no fim do túnel?

Quase 35 milhões de brasileiros sofrem de transtornos decorrentes do uso de drogas, segundo dados de 2019 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). De acordo com outras pesquisas da OMS, cerca de 6% da população brasileira atual tem alguma dependência química. Isso totaliza um contingente de 12,4 milhões de pessoas.

As drogas mais consumidas no Brasil são o álcool e o tabaco. A maconha, a cocaína e seus derivados vêm em seguida. O país consome 18% da oferta mundial anual da droga, com 2,8 milhões de brasileiros, ou 1,4% da população, fazendo uso de um total de 92.000 quilos em 2010, segundo estimativas fornecidas pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico (DSM), o sistema de classificação da Associação Americana de Psiquiatria para distúrbios psiquiátricos, uma pessoa pode ser considerada dependente se apresentar sinais e sintomas de abstinência, esforços infrutíferos para reduzir ou controlar o uso da substância ou atividades sociais, ocupacionais ou recreativas importantes abandonadas ou reduzidas devido ao uso de substâncias, entre outros fatores.

Existe luz no fim do túnel?
A pessoa que é considerada dependente química precisa de tratamento multidisciplinar. O objetivo dos profissionais como médicos, psicólogos e terapeutas, por exemplo, é restabelecer o equilíbrio do ser humano: biológico, psíquico, social e até mesmo espiritual.

As clínicas para dependentes químicos oferecem uma série de abordagens para o tratamento.

Grupo Elo Clínica Hospitalar
A Clínica Hospitalar Elo tem experiência no tratamento de pessoas com dependência química no município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, e vem buscando dar um novo estímulo para a vida de pessoas, através de tratamentos humanizados.

O Grupo Elo está com uma nova clínica em Petrolina. O espaço é uma chácara com infraestrutura de hospedagem, consultório, enfermaria, piscina, quadra de esporte de areia, num ambiente acolhedor e cercado de muito verde.

“A Clínica Hospitalar Elo conta com o trabalho de equipe interdisciplinar composta por médico clínico, médico psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, técnico de enfermagem, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, técnicos em dependência química e equipe de acompanhantes terapêuticos especializados. A atuação interdisciplinar promove um diálogo entre os campos de saber, garantindo aos pacientes um cuidado integral e que não reduz o sujeito a um único aspecto de sua vida, o compreendendo em sua totalidade nos aspectos biopsicosocioespirituais,” destaca a psicóloga Elisangela Santos.

A Elo de Petrolina funciona na Clínica Vida Serena, na Rodovia Centro Pedrinhas – Condomínio Recanto das Águas, Chácara Vida serena, 620.O espaço fica aberto 24 horas de domingo a domingo.

Assessoria de Comunicação