Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano realiza plantio de mudas e cria ‘bosque da saudade’ no distrito de Juremal

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou nesta sexta-feira (6) mais uma etapa do projeto “Juá Arborizado”. Desta vez a comunidade beneficiada foi o distrito de Juremal, zona rural do município.

Trinta mudas de árvores de espécies nativas da Caatinga, como Caraibeira, Ipê-Roxo, Juazeiro e Pata-de-Vaca, foram plantadas numa área em frente ao cemitério do distrito. O local foi escolhido para simbolizar o “Bosque da Saudade”, em referência aos entes queridos da comunidade já falecidos. A ação recebeu o apoio da Associação de Desenvolvimento Social e Econômico de Juremal (ADESJUL).

“A associação já tinha planejado essa ação há um tempo, mas graças a Deus que agora deu certo essa parceria com a prefeitura e é muito importante esse plantio, porque em nossa região já tem algumas espécies que estão em extinção. Então, com esse plantio vamos revigorar nossa Caatinga para que talvez a gente mesmo não vá ver essas plantas crescerem, mas nossos filhos e netos poderão ver essas árvores darem frutos e sombra”, declarou o presidente da ADESJUL, Gilmar Xavier de Macedo.

O projeto “Juá Arborizado” é uma iniciativa da Semaurb e tem por objetivo promover a  doação e plantio de mudas de espécies típicas da caatinga tanto na área urbana, quanto na zona rural de Juazeiro.

O objetivo dessa ação é trazer um pouco de aconchego a todos os familiares da comunidade quando presenciarem algum momento de dor, a ideia é que sua chegada ao cemitério do distrito seja acalentada pela vegetação. A criação do bosque com espécies nativas prioriza o plantio da espécie Caraibeira, que foi uma solicitação da associação ADESJUL e da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). Essa ação era um projeto da Associação de Juremal e agora como a criação do projeto Juá Arborizado desenvolvido pela equipe de meio ambiente da Semaurb, que busca levar um arborização ideal para toda a população, tornou-se possível”, destacou a bióloga da Semaurb, Emille Sales.

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/PMJ.