Secretário-geral da PGE-PE apresenta inovações digitais desenvolvidas na instituição

As iniciativas exitosas da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) na área da tecnologia foram expostas, na manhã desta quarta-feira (4/5), pelo secretário-geral da PGE-PE, procurador André Barros Leite, para um grupo de promotores, defensores e fazendários. Em sua explanação, o secretário-geral da PGE-PE falou sobre os caminhos percorridos pela instituição para a implantação de inovações digitais.

A apresentação destacou os fatores para modernização institucional, que passam pela diretriz estratégica; mudança cultural; liderança de projeto; reorganização departamental; parceria com academia e órgão estadual; e financiamento para aquisições. As inclusões de métodos digitais elaborados dentro da estrutura da própria PGE-PE – pela Coordenação de Sistemas e Inovação (CSI), em conjunto com procuradores do Estado – permitem que o trabalho seja realizado de forma mais dinâmica e organizada.

“O evento de hoje reforça a importância, não apenas do uso de ferramentas de tecnologia, mas também a necessidade de um diálogo permanente entre as instituições, a troca de informações e o compartilhamento de boas práticas. O trabalho de integração entre instituições públicas é vital na recuperação do crédito tributário e na defesa dos interesses do estado e coletivo”, avaliou o secretário-geral André Barros Leite.

O procurador informou que dentre o suporte tecnológico disponibilizado, a PGE-PE conta com 38 robôs em operação, 98 aplicativos, 17 motores de inteligência artificial e 22 painéis utilizando ferramenta de Business Intelligence. Realizado no auditório Elias Lapenda Sobrinho, no edifício-sede da PGE-PE, o encontro reuniu representantes do Ministério Público (MPPE), Defensoria Pública (DPPE) e Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE).