Comunidade do Capim celebrou os 50 anos de cultura com a “Jecana do Capim”, na Zona Rural de Petrolina (PE)

Após dois anos sem eventos por causa da Pandemia, neste final de semana entre os dias 10, 11 e 12 junho, muito forró e momentos culturais movimentou a comunidade do Capim, a cerca de 30 km de Petrolina, Sertão pernambucano. A famosa corrida de jegues na comunidade do Capim, batizada de ‘Jecana do Capim’, evento integrante com ‘São João de Petrolina’, começou na sexta-feira (10), e terminou neste domingo (12).

O evento criado no ano de 1971, pelo saudoso radialista Carlos Augusto Amariz, a ‘Jecana do Capim’ conta 50 anos dessa cultura que promove a justa valorização do animal símbolo do Nordeste, auxiliando o homem do campo nas mais diversas demandas, e que quase entrou para a lista de animais em extinção no Brasil. Em 2011.

O evento sempre atrai uma multidão de pessoas advindas tanto de Petrolina quanto de municípios circunvizinhos.

No domingo (12), pela manhã a arena lotou na expectativa da competição de corrida. Os frequentadores ainda se encantaram com o irreverente desfile de jegues ornamentados, o Jegue Fashion.

Após a corrida e desfile, os anfitriões e visitantes presentes levantaram a poeira no “Forró do Poeirão”, dançando forró, piseiro e um pouco de música romântica, afinal dia 12 de junho também se comemora o Dia dos Namorados.

O Forró do Poeirão iniciou com Henrique Nunes e Rodrigo Vasconcelos. Na sequencia subiu ao palco Ranieri Vaqueiro e para finalizar o dia de evento, Edy e Nathan.

Edição e Fotos: Nelson Fontes – Divulga Petrolina