Secretaria de Saúde leva mutirão de preventivos para a Unidade Básica de Saúde nesse domingo

Durante a manhã desse domingo (7), a Prefeitura de Petrolina realizou na Unidade Básica de Saúde do Pedra Linda um mutirão de preventivos. Cerca de 60 mulheres que são acompanhadas pela unidade realizaram o exame. Essa ação tem o objetivo de orientar o público feminino sobre a importância de realizar o exame para a prevenção do câncer de colo de útero e outras possíveis alterações.

Para a Publicitária, Mikaely Monteiro, a ação foi uma ótima iniciativa para chamar a atenção das mulheres para importância desse exame. “Fiz meu preventivo e sai da UBS extremamente satisfeita, com a atenção desde a minha chegada, até a realização do exame. Não existe prazer maior em saber que você é tão acolhida e bem tratada por profissionais qualificados e atenciosos dentro do atendimento público” destaca.

O exame preventivo é a principal estratégia para identificar precocemente as lesões. Com o diagnóstico inicial, antes que a mulher perceba os sintomas é possível detectar alterações causadas pelo HPV, câncer de colo de útero, infecções vaginais, inflamações vaginais e outras doenças sexualmente transmissíveis. O exame é simples e rápido e a recomendação é para que seja realizado anualmente, ou conforme orientação do médico ginecologista.

“Essa ação foi pensada com o intuito de facilitar o acesso às mulheres que trabalham e têm dificuldade de vir até a Unidade de Saúde durante a semana para realizar este exame. Nós temos que lembrar que o câncer do colo do útero é o segundo mais comum entre mulheres e através do procedimento é possível ter o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de sucesso durante o tratamento”, ressalta a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.

Texto: Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde