Residencial de Petrolina recebe Castramóvel para cadastro de cães e gatos

Nessa sexta-feira (21), os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão na área social do Residencial Monsenhor Bernardino para selecionar e cadastrar animais sem raça definida e que possuem tutores para que possam fazer a castração. Neste primeiro encontro, a atividade é voltada para animais de seis meses a cinco anos, machos e em condições cirúrgicas. A equipe estará no local das 8h45 às 11h30, para o cadastramento é necessário levar comprovante de residência do residencial.

Durante a seleção será feita a triagem dos animais que estão em condições cirúrgicas, bem como será repassado ao tutor a ficha com os exames que devem ser realizados, medicamentos para o pós-cirúrgico, além de informações sobre os cuidados com os bichos durante a recuperação.

Para o Coordenador do CCZ, Kahel Neves, o trabalho visa conter a disseminação de doenças, bem como controlar a propagação de novos animais nas ruas da cidade. “Através do Castramóvel conseguimos atender as demandas nas próprias localidades. O equipamento está em atuação há mais de um ano. Iniciamos as castrações em ambientes com casos positivos de leishmaniose humana, logo após fomos para feiras e espaços públicos e, agora, a partir do olhar do prefeito Simão Durando, chegamos até os residenciais atendendo as demandas de moradores que não têm condições financeiras para castrar seus animais”, explicou Kahel Neves.