Escolas de Petrolina desenvolvem diversas ações na semana da Consciência Negra

Novembro é lembrado em todo o país como o mês da Consciência Negra. A data é celebrada para reforçar a importância da luta por igualdade racial e a busca pelo fim do preconceito. Nesse sentido, as escolas da rede de ensino de Petrolina organizaram, durante toda esta semana, ações para discutir sobre o tema. A unidade Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar e a de Tempo integral Juarez Canejo, no bairro Vila Eduardo, por exemplo, prepararam uma extensa programação que contou com palestras, atividades em sala, jogos, dinâmicas, Feira da Consciência Negra, oficinas, desfiles afro-brasileiros, apresentações culturais, entre outras atividades.

Consciente do papel da educação como instrumento fundamental na luta contra o preconceito e a discriminação, a professora da Escola Santa Terezinha, Anna Flávia da Silva, destaca a importância das ações realizadas e que buscam envolver os estudantes de forma lúdica, adequando o conteúdo a capacidade de entendimento para cada idade ou série. “Procuramos trazer para a escola pessoas de diversas áreas da cultura, da arte, da educação, que tivessem conhecimento e visões diferentes. Falamos sobre personalidades que fizeram história no Brasil e América Latina. Todas as intervenções realizadas com os estudantes têm como objetivo trabalhar questões como representatividade, protagonismo negro e outros temas pertinentes, visando promover a igualdade, resgatar a autoestima e valorizar as origens”, disse Anna.

A aluna da Escola Santa Terezinha, Júlia Vitória dos Santos, explicou sobre a necessidade da ação. “A consciência negra é muito importante, pois aprendemos mais sobre as culturas e entendemos que ninguém é melhor do que ninguém, todos são iguais e merecem respeito“, afirmou a estudante.

Dia da Consciência Negra

Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra faz alusão à data da morte de Zumbi dos Palmares. O negro guerreiro foi o último líder do maior dos quilombos no período colonial, o Quilombo dos Palmares. A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional, após mais de 30 anos de prestígio por ativistas do movimento negro. Em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no Brasil.