Transforma Petrolina certifica mais de 5 mil pessoas por trabalho voluntário

A atividade voluntária é uma ferramenta que contribui com a justiça social e expressa compromisso com uma sociedade mais justa e solidária. No município, quem exerce esse tipo de serviço é certificado pelo programa de promoção ao voluntariado e engajamento cívico, Transforma Petrolina. Ao longo dos três anos de existência, a plataforma já certificou 5.621 voluntários em uma das 568 ações realizadas através do programa.

Além de garantir benefícios, como critério de desempate em concursos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, o certificado pode agregar novas habilidades ao currículo social do voluntário, e ainda ser um diferencial para o mercado de trabalho no processo seletivo de empresas socialmente responsáveis.

A recepcionista Dzenifer Milica Rocha Vuletic, de 19 anos, iniciou há seis meses no trabalho voluntário e já emitiu mais de 10 certificados, aponta que essa missão dá sentido a sua caminhada. “Eu me sinto realizada pessoalmente. O voluntariado me traz um sentimento de utilidade social, me sinto parte integrante da sociedade, onde eu realmente estou fazendo algo que pode mudar a vida das pessoas. Hoje conto com 15 certificados, e estou ansiosa para bater a meta de 100 horas de trabalho voluntário, isso agrega valor ao meu currículo social”, comemora.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o certificado é apenas um reconhecimento pelo serviço prestado. “O voluntário engajado verdadeiramente com a causa social trabalha melhor em equipe, toma iniciativas, propõe soluções para os desafios diários e adota uma postura de solidariedade onde quer que esteja”, destaca.