Centro Auditivo de Petrolina destaca os cuidados com a saúde em bebês 

Além da alegria e celebração do nascimento, os primeiros dias de um bebê, também são os que exigem maiores cuidados com a saúde dos pequeninos. Nas primeiras semanas de vida as vacinas são aplicadas e são realizadas as consultas médicas iniciais, bem como os exames e testes de prevenção. 

 A audição é o primeiro sentido adquirido pelos humanos, estimulado ainda dentro da barriga da mãe. Com o nascimento, os bebês passam por um dos procedimentos de prevenção mais importantes, o Teste da Orelhinha, que é realizado nos primeiros meses de vida para identificar possíveis problemas auditivos. Além dos exames, os pais também devem tomar alguns cuidados e seguir orientação profissional com relação a higiene do ouvido, fazendo corretamente a limpeza do local para evitar infecções que possam afetar a audição.

 Segundo a fonoaudióloga do Centro Auditivo de Petrolina, Leila Spínola, a limpeza do ouvido também faz parte da higiene do bebê e é necessário que seja feita todos os dias. “É preciso criar uma rotina amena evitando uma exposição exagerada à ruídos em lugares com muita poluição sonora, principalmente nos primeiros meses da criança. Se possível, manter o máximo controle de barulhos no ambiente doméstico, controlando o volume da televisão ou caixas de som e mantendo o bebê distante de eletrodomésticos, como, liquidificador, aspiradores de pó, entre outros que costumam ser barulhentos quando em funcionamento”, destaca Leila Spínola.

 Para Leila Spínola, é de grande importância que os pais acompanhem o comportamento diário dos seus filhos. “Os pais podem observar as reações dos seus filhos quando eles escutam os ruídos. Até um pequeno susto, um sorriso ou nenhuma reação pode ser um primeiro sinal de como está a saúde auditiva do bebê. Quanto mais cedo for possível detectar algum tipo de problema, maiores serão as chances de tratamento”, enfatiza Spínola.   

 Os pais que desejarem marcar consultas e exames para seus filhos, o serviço é oferecido no Centro Auditivo de Petrolina, na Rua Tobias Barreto – Centro. Para outras informações o telefone é (87) 3866-1683.

 

—————— 

Texto: Marco Cerqueira – Assessor de Comunicação da Secretaria de Saúde