Empresas incentivam funcionários a se voluntariar em Petrolina

O voluntariado é uma  prática  eficaz  para fortalecer a solidariedade dentro das empresas. Inserir essa cultura na iniciativa privada contribui para a promoção dos valores da instituição, estreita os vínculos entre os colaboradores e desenvolve um clima organizacional  mais humano e sensível.

Para incentivar a prática do voluntariado e da solidariedade nas empresas da cidade,  o projeto “Selo Social Empresa do Bem”, realizado pelo Transforma Petrolina,  incentiva as instituições privadas a   compreenderem melhor sua missão, visão e valores, e inserir em seu formato de trabalho, atividades sociais que envolvam seus funcionários  e a comunidade.

A Alumiaço, por exemplo, é uma das 46 iniciativas privadas  que faz parte do projeto.  A empresa  desempenha atividades  solidárias em  Petrolina e criou o projeto   “Marcolan Social”, que promove,  periodicamente, um bazar solidário  com  peças da loja  que possuem  pequenas avarias. A atividade integra os funcionários de todos os setores da empresa e o valor arrecadado é destinado ao  Hospital Dom Tomás – unidade referência em tratamento oncológico no Sertão do São Francisco.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a expectativa para 2023 é que esse projeto seja ainda mais impactante.  “Através do voluntariado,  o Transforma Petrolina promoverá palestras para essas empresas para   expandir e fortalecer a rede do bem”, afirma.