Defesa Civil alerta população para evitar afogamentos durante a cheia do Rio São Francisco 

Prevenção: Cuidados para evitar afogamentos, dicas que salvam vidas. A Defesa Civil de Petrolina orienta a população com informações de prevenção para evitar possíveis afogamentos, com crianças e adultos. Com a cheia do Rio São Francisco, o aumento da temperatura e com o período de férias, muitas pessoas aproveitam para se refrescar na água. Contudo, esses passeios podem virar um pesadelo, caso não sejam tomados os devidos cuidados ao entrar na água, com correnteza ou não.

“Desde o ano passado estamos vendo o rio mais cheio, por isso a população precisa redobrar a atenção. Se estiver em perigo, mantenha calma, flutue e acene por socorro, não nade contra correnteza. É muito importante também não querer entrar na água para salvar quem está em perigo, porque a falta de treinamento pode fazer com que a pessoa se torne também facilmente uma vítima”, alerta o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino. 

O coordenador, destaca alguns alertas:  

1. Se beber, não entre no rio! Rio não tira ressaca, tira a vida se você entrar embriagado. 

2. Se tiver com seus filhos e outras crianças, não dê atenção ao celular, seu foco é a criança! Não converse no whatsapp enquanto tiver sendo responsável pela vida de outros. 

3. É necessário respeitar a sinalização e tomar cuidado com dispositivos infláveis que podem levar para o fundo, como os colchões de ar. 

4. Evite saltar de lugares com altura elevada e ter cuidado com locais escorregadios. 

5. Não superestime a habilidade de natação. Já que o maior número de acidentes com afogamentos ocorre com pessoas que sabem nadar, mas que se depara com situações difíceis e não conseguem sair delas. 

Mesmo seguindo todas as orientações, acidentes podem acontecer. Ao menor sinal de perigo, é fundamental pedir socorro pelo 193, e seguir as instruções do atendente. “O mais importante é manter a calma e agir sem demora, cada segundo é crucial para o salvamento”, finaliza.