Petrolina garante acolhimento às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas  

Garantir um acolhimento adequado, resgatar a autoestima e oferecer oportunidade de reinserção na comunidade. Esses são os principais objetivos das Unidades de Acolhimento de Petrolina, que atendem pacientes adultos, jovens e crianças, encaminhados pelo CAPS AD e CAPSi, que precisam trabalhar os danos ocasionados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. 

Em Petrolina, a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), que atende crianças de 10 a 18 anos incompletos e a Unidade de Acolhimento Adulto – (UAA), que atende pessoas a partir dos 18 anos, são as únicas do Estado que possui gestão municipal e foram implantadas em 2019. Com funcionamento 24h, desde a sua fundação já foram acolhidas de forma voluntária, 57 pessoas, com direito à moradia em uma estrutura física confortável e aconchegante para os acolhidos, que recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar completa formada por profissionais especializados, como psicólogos, psicopedagogos, assistente social e redutores de danos, para que os acolhidos tenham o seu direito a convivência familiar e social. 

Segundo a diretora da Atenção Especializada, Stephane Souza, o acolhimento nas Unidades poderá ser oferecido por até 06 meses e a porta de entrada para o serviço são os Centros de Atendimentos Psicossociais (CAPS) do município. “O primeiro passo é a pessoa querer de forma voluntária o atendimento no CAPSad ou CAPSi, a partir daí é realizada a avaliação multiprofissional e realizada a indicação do acolhimento de forma humanizada nas Unidades de Acolhimento, levando em consideração o contexto social e familiar. Todos os pacientes participam de atividades de reinserção social e atividades terapêuticas e coletivas que visam a redução dos danos ocasionados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Podemos dizer que temos contribuído de forma efetiva para mudança de vidas que buscam principalmente  o retorno aos laços familiares e sociais.”, destaca Stephane Souza.  

As Unidades de Acolhimentos ficam localizadas na Rua Maurício de Nassau, s/n, Gercino Coelho.