Semaglutida: Anvisa aprova indicação de uso de medicação injetável para o tratamento da obesidade, médica explica o que muda

O ano de 2023 começou com boa notícia para quem quer perder peso no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação de uso do Wegovy (medicamento à base de semaglutida) para o tratamento da obesidade. A decisão da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

A Dra. Carolina Almeida, diretora médica do Núcleo GA Petrolina considera a novidade como um marco na história do tratamento da obesidade no país: “Até então, a semaglutida era comercializada com o nome comercial de Ozempic para fim de perda de peso de forma off label, ou seja, aprovada cientificamente, mas não regulamentada no país. Com essa regulamentação do uso da semaglutida no país, mais pessoas passam a ter acesso e os pacientes que ainda tinham algum tipo de desconfiança sobre o tratamento passam a se sentir ainda mais seguros”, explica.

O wegovy, produzido pela farmacêutica Novo Nordisk age da mesma maneira que o Ozempic, medicação criada inicialmente para o tratamento da obesidade tipo 2, e que atualmente é usada para perda de peso. Assim como o Ozempic, o uso do wegovy deve ser feito com supervisão médica.

“Em muitos casos, a semaglutida precisa estar associada a um protocolo com outras medicações e com mudanças de hábitos de vida, e, sempre com indicação médica para evitar riscos provenientes do uso inapropriado”, alerta a Dra. Carolina Almeida.

O tratamento com a caneta de semaglutida, que já recebeu aval em países como os Estados Unidos, é resultado do avanço da ciência e pesquisa referentes à obesidade, que passou a ser tratada como doença, implicando em maior investimento em estudos para o desenvolvimento de medicações seguras e eficazes. Os pacientes que fazem uso da substância podem perder em média 14,5% do peso, quando combinada a uma alimentação adequada e à prática de atividade física.

“De acordo com a publicação da Anvisa no Diário Oficial da União (DOU), o wegovy que é a semaglutida subcutânea passou a ser oficialmente indicada pelos órgãos de vigilância sanitária nacionais para o tratamento da obesidade. É mais um grande passo para o tratamento da obesidade.